Criatividade é inventar, experimentar, crescer, correr riscos, quebrar regras, cometer erros, e se divertir.

segunda-feira, 25 de junho de 2012

Criando e estofando um banco reutilizando materiais

Oi gente hoje vou postar um PAP de transformar alguns materiais em um banco com estofagem, esse foi o meu trabalhinho de domingo.Bem um deles por que também fixei uma braçadeira para pendurar a aguá do beija-flor, depois tiro a foto para postar. Mais vamos começar.


Essa peça eu criei para colocar como cabeceira da minha cama, para colocar os controles e minha garrafa de aguá. Aqui eu reutilizei duas bases de uma banco e uma pratilheira que era da mesa do meu computador.
Como eu criei uma cabeceira com o estrado da coma antiga da minha mãe tive que tirar essa peça do quarto, colocando ela no terraço para descobrir uma nova função para ela. Eu tenho um quarto que era do meu irmão, quando ele casou eu herdei esse comodo então transformei em um home office, e como fico muito nesse como percebi que quando tenho companhia nele as pessoas ficam de pé, que feio né, as pessoas de pé, então resolvi criar um banquinho para colocar no meu home office, para ninguém ficar mais de pé. Então vamos ao trabalho.


Com um tempo comecei a utiliza-la como banco no terraço, sempre que ia fazer alguma coisa na minha mesa, mesa esta que foi criada com a utilização da base de uma maca e um tampo de MDF de 2 metros que mandei fazer e que logo inventei de fazer um mosaico com sobras de pisos e azulejos.


Essa é a base dos bancos .


Aqui eu vou tirar a base do banco da pratilheira para fazer a medida da espuma .


Aqui já tenho cortado o tecido e a espuma que era do colchão antigo da minha mãe.


Como comprimento do banco era maior que a espuma, tive então que cortar um pedaço menor para completar.


Agora coloquei a madeira por cima da espuma para começar a fixação.


Preparado para fixar.


Esse é o grampeador que uso para fazer a fixação, esse é um grampeador próprio para estofar. Pode ser comprado em loja de materiais para estofar ou na casa e vídeo foi onde comprei o meu há um tempão, mais acho que ainda vende. 


Aqui eu iniciei a fixação do tecido.

Vai ficar assim , depois tem que colocar mais grampo para ficar bem fixo, mais no inicio eu apenas coloco alguns para fixar o tecido no lugar.


Agora eu vou fazer a fixação do outro lado mais antes de grampear eu tenho que puxar bastante o tecido para ficar bem esticadinho, eu já estou acostuma da a estofar então consigo puxar o tecido e fixar depois , mais para quem ainda não tem experiência pode fazer junto com outra pessoa, onde uma puxa e a outra grampeia.


Então aqui já tenho os dois lados fixos .


Agora eu vou fazer a fixação das laterais.

O primeiro lado fixado das laterais não precisa puxar , pois aqui iremos apenas colocar o tecido em cima da madeira e grampear.



Agora já temos uma lateral grampeada, não pode deixar de grampear bastante pois tem que ficar bem fixo.


Agora eu fixei o outro lado sendo que agora tem que ser puxado bastante o tecido novamente para que com isso ele fique bem esticadinho.


Agora eu irei fixar as quatro bordas e elas tem que ser bastante puxadas para que fiquem bem esticadinhas.
Agora pode verificar se em alguma parte ficou faltando grampo , lembre-se tem que prender bem para não soltar quando estiver sendo utilizado, em grampo para fixar nunca é demais.


Agora eu cortei todo o excesso de tecido e coloquei grampo novamente a ponta do tecido só que agora foi só alguns para não deixar o tecido solto.


Pronto o estofado já esta pronto. Agora vamos para o acabamento.


O acabamento eu fiz com TNT banco, dobrei a ponta e coloquei grampo , esse também é bom deixar bem fixo para não soltar.


E ficou assim.


Ele pode ficar meio torto , então da uma apalpada para ficar todo certinho.


Eu usei esse tecido de margarida, foi o tecido que usei para fazer a toalha da mesa do meu aniversário que teve o tema tropical. Como esse banquinho vai pro meu home office e a cor predominante do meu home é amarelo ops' esse tecido tinha tudo a ver.


Agora coloquei a base do banco novamente.





Agora com as duas bases fixa.





Eeeeeeeeeeee está pronto o meu banquinho.


Ele ficou com uma cor muito alegre e combinou bastante com a decoração do meu home office.
Espero que todos gostem e que possam criar e estofar os seus banquinhos.


5 comentários:

  1. Que bom que vc gostou Mônica. Ele ficou bem bonitinho no meu home office.

    ResponderExcluir
  2. Que bom que vc gostou Susimar. Seja bem vinda e obrigada por fazer parte do blog.

    ResponderExcluir
  3. Qual a marca do seu grampeador quero comprar um para fazer puf de pneu....Parabéns ficou lindo seu lindo trabalho.

    ResponderExcluir